5 ATITUDES ERRADAS NO TRABALHO EM EQUIPE


Você já ouviu aquela história que diz que um tomate podre em uma cesta com outros tomates sadios, se deixados por muito tempo juntos, pode apodrecer todos os outros tomates? É assim que funciona o trabalho em equipe. Para que uma organização tenha sucesso, todos os seus colaboradores devem estar unidos em busca de um objetivo comum.

Portanto, é importante que se faça uma reflexão: quais os principais erros do trabalho em equipe? Listamos cinco erros comuns encontrados em colaboradores que podem prejudicar todo um grupo.

1 – Falta de colaboração

Talvez este ponto seja óbvio quando o assunto é trabalho em equipe, mas ele também pode ser o principal motivo para que o grupo de colaboradores não consiga alcançar seu objetivo. Isso pelo fato de que, para se trabalhar em equipe, é extremamente necessário a colaboração. No ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Por mais que algumas pessoas tentem, ninguém chega a lugar algum sozinho. Então, seja participativo, solidário e coopere. Sem essa abertura, dificilmente a equipe conseguirá obter sucesso.

2 – Conflitos pendentes

As discussões no ambiente de trabalho são inevitáveis. Uma hora ou outra elas irão acontecer. Seja pelo fato de estresse, grande carga de trabalho ou, até mesmo, problemas pessoais do colaborador. Uma pessoa pode desempenhar suas atividades de maneira primorosa, porém, se ela tiver problemas com outro membro da equipe pode perder a motivação, cometer erros ou não atingir todo o seu potencial. O funcionário deve conversar para resolver o assunto, caso contrário, isso poderá gerar antipatia, fofoca com outros colaboradores e um clima péssimo para toda a equipe.

3 – Apontar o erro do outro

Com o mercado cada vez mais competitivo, é comum que o trabalho individual seja valorizado e o esforço em grupo seja ignorado. Para que a equipe tenha sucesso é necessário reconhecer o valor de cada colaborador. Portanto, seja sincero e estimulador. Não critique atitudes erradas de seu companheiro de trabalho, resolvam o problema para, no fim, comemorar o objetivo alcançado juntos.

4 – Desiquilíbrio emocional

Aceitar críticas da equipe e interpretá-las como algo construtivo é uma das boas ações para um trabalho realizado em grupo. De nada adianta perder a paciência, ficar irritado e apelar para gritos e palavrões. Isso só irá lhe isolar da equipe e prejudicar a função desempenhada por toda a equipe. O equilíbrio e o respeito devem ser mantidos para que os trabalhos caminhem para os resultados que os profissionais desejam para a empresa.

5 – Fofoca

Insatisfeito com a colaboração de um dos membros do processo do trabalho em equipe, você vai lá e fala mal dele para alguém. Você pode até achar isso inofensivo, mas não é. A fofoca é uma das principais atitudes para desencadear uma bola de neve de problemas. Comentários sobre colegas ausentes podem acabar com a sinergia de um grupo de colegas e facilitar interpretações equivocadas do que se diz.

Você se encaixa em algum desses perfis acima? Então é hora de repensar as suas atitudes. A mudança começa em você. Reflita e tenha um bom dia de trabalho... em equipe!

Grande abraço!

Eduardo Milioli


122 visualizações

VOLTAR PARA O TOPO

Agendamentos

Escape Room Mentes Poderosas

Telefone: 48-999154848

Whatsapp Reservas: 48-999525568

Whatsapp Reservas: 48-999154848

End: Criciúma, Centro, Giassi Santa Barbará, 3º Piso, Henrique Lage 1251.