EFICIÊNCIA E EFICÁCIA SIGNIFICAM A MESMA COISA? NÃO!


Confundir as duas palavras é extremamente comum no dia a dia, mas no mundo dos negócios, distinguir as diferenças entre eficiência e eficácia é ainda mais difícil. Essa ainda é uma dúvida entre profissionais da área, chegando muitas vezes a causar uma confusão entre os significados das palavras, levando as pessoas pensarem que são as mesmas coisas ou podem ser sinônimos.

Porém, a diferença entre os dois termos existem e pode ser explicada: eficiência é fazer certo as coisas, eficácia fazer certo as coisas. Confuso, né? Mas vamos exemplificar para responder.

Imagine que você terá uma prova. Você separou todo o material, discutiu a matéria em sala da aula, retirou dúvidas sobre o assunto com o professor, fez as atividades e estudou para a prova. Você foi eficiente!

Mas, ao realizar a prova, você não conseguiu entender as questões, teve dificuldades para responder as perguntas e não atingiu sua meta. Você não foi eficaz!

Então, o que deve ficar claro é que a eficiência está focada no processo que vai gerar um resultado, que seria a eficácia. Lógico que pode acontecer o inverso, você pode simplesmente realizar a prova e tirar uma boa nota, então você foi eficaz e não eficiente.

Mas saiba que, principalmente no mundo dos negócios, um trabalho feito com eficiência, mas sem eficácia para a conclusão de determinado plano, passa a ser inútil, pois não agregará nada de substancial, por mais bem feito que tenha sido executado.

No entanto, realizar uma tarefa da maneira adequada aumenta consideravelmente a chance de alcançarmos o resultado pretendido, de forma que a busca pela qualidade tanto na execução como no resultado deve ser uma constante. Assim, embora diferentes, ambos os conceitos devem estar presentes nos processos de uma empresa.

Abraços,

Eduado Milioli


26 visualizações

VOLTAR PARA O TOPO

Agendamentos

Escape Room Mentes Poderosas

Telefone: 48-999154848

Whatsapp Reservas: 48-999525568

Whatsapp Reservas: 48-999154848

End: Criciúma, Centro, Giassi Santa Barbará, 3º Piso, Henrique Lage 1251.