4 DICAS PARA MATAR DE VEZ A PROCRASTINAÇÃO


Você provavelmente já ouviu esse termo “procrastinar”, mas você sabe exatamente o que isso significa? Alguns conhecem como o mal do século, eu particularmente não vejo dessa forma. Mas, antes de eu te explicar o porquê disto, vou exemplificar um caso fictício de procrastinação para você entender melhor.

Ao fim dos meus treinamentos, eu procuro sempre entregar uma lembrancinha para os meus alunos, eu poderia compra-las um mês antes, para ao menos ter tudo 100% programado, entretanto eu deixo para fazê-lo um dia antes do evento. Ou seja, eu me apertei para fazer várias coisas em um prazo extremamente pequeno, quando eu poderia adiantar um mês antes e evitar futuras “dores de cabeça”.

Vale ressaltar que só se configura procrastinação quando algo que eu devo fazer é um dever, uma obrigação e não quando gostamos ou sentimos prazer em fazer algo (não que eu não goste de dar lembrancinhas aos meus alunos, muito pelo contrário, entretanto esse foi apenas um exemplo).

Em um dos livros que recomendo aos meus alunos - “Procrastinação” do psicólogo Joseph Ferrari – o autor nos revela que o simples fato de apertar o botão “adiar o alarme” do seu celular para dormir mais 5 minutos já nos revela que estamos iniciando o dia procrastinando.

Quando iniciei o texto, afirmei que não concordo que a procrastinação seja o mal do século, e realmente eu não vejo dessa forma. É um defeito? Sim! Mas, é algo que possamos sempre estar alinhando e trabalhando para evitá-lo. É um grande exagero afirmar que o mal do século seja a procrastinação, quando existe diversos problemas existentes no mundo.

É importante analisar a si mesmo e verificar em quais momentos você procrastina, estudar para impedir esse mal e tornar-se cada vez mais eficiente.

E foi exatamente pensando em você, que separei logo abaixo, quatro dicas de como evitar a procrastinação de uma vez por todas:

1 - Conheça a si mesmo;

É importante que você saiba exatamente como é a sua personalidade, qual seu modo de agir e qual o seu nível de determinação. Em quais momentos você realiza as suas atividades prazerosas?

Existem perfis de pessoas que preferem realizar as suas tarefas no período noturno, enquanto outras preferem fazê-las de manhã. Ao conhecer o seu perfil, você conseguirá aproveitar melhor o seu dia, trabalhando, estudando e até mesmo se divertindo.

2 - Liste suas tarefas;

Liste conforme o grau de importância, isso evitará que você deixe determinadas tarefas para o dia seguinte (principalmente as mais importantes). Comece seu dia eliminando “os pepinos” pois se você pensar muito em qual tarefa iniciar primeiro, vai acabar procrastinando e deixará para o dia seguinte.

3 - Determine prazos para as suas tarefas;

Após lista-las determine um prazo máximo para concluí-las. Se você começar a realizar suas tarefas com a finalidade de termina-las antes do prazo preestabelecido, você provavelmente irá siga-lo à risca.

4 – Se tiver que fazer, faça;

Evite aquele pensamento do tipo “se eu fizer isso agora vou deixar aquilo para trás” ou então “Se eu fizer isso primeiro, não vai dar tempo de fazer aquilo”, quando você pensa muito, acaba procrastinando, não pense muito para realizar uma tarefa, simplesmente faça.

Leia também: Mantenha sua mente tranquila

Grande abraço

Eduardo Milioli

Inscreva-se em Nosso Canal e acesse nosso conteúdo VIP

#constelação #coach #treinamentocomportamental #eduardomilioli #ict #rapport #lideranca #mentespoderosas #pnl #sobrelider

86 visualizações

VOLTAR PARA O TOPO

Agendamentos

Escape Room Mentes Poderosas

Telefone: 48-999154848

Whatsapp Reservas: 48-999525568

Whatsapp Reservas: 48-999154848

End: Criciúma, Centro, Giassi Santa Barbará, 3º Piso, Henrique Lage 1251.