FALAR EM PÚBLICO: A HABILIDADE DE QUEM QUER SER UM LÍDER


Falar em público parece uma atividade muito simples para muitas pessoas, mas para outras pode ser uma grande dificuldade. Acontece que, em algum momento da vida, você precisará enfrentar este medo, seja para apresentação de um TCC na faculdade, uma reunião de apresentação de resultados ou um novo projeto para a equipe de trabalho.

Ter segurança no momento de se expressar para um público é fundamental, além de passar credibilidade. Por isso, saber como falar e vencer o medo é uma tarefa obrigatória para quem deseja ter sucesso tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Se comunicar de forma correta é uma habilidade de poucos e você terá destaque se conseguir dominar a fala. Então, para quem almeja ser um líder no trabalho, a desenvoltura e a facilidade de comunicação precisam estar bem desenvolvidas.

A boa notícia é que existe tratamento para superar a barreira de falar em público. E, por mais estranho que pareça, essa ajuda pode estar em outras pessoas. Profissionais como um coach ou um psicólogo podem identificar em você o que está ocasionando esse transtorno. Além disso, algumas práticas simples, que podem até ser feitas em casa, podem ajudar você a superar o medo.

Por onde começar?

Ver a sua apresentação como uma oportunidade e não como um problema é o primeiro passo a ser feito. Quando você começa a pensar que aquela situação irá lhe dar a chance de mostrar seu trabalho para várias pessoas, naturalmente a sua consciência começará a mostrar para você o quão convincente deve ser sua fala e lhe dará segurança para prosseguir.

Outra dica valiosa é se preparar para a ocasião. Treine muitas vezes cada palavra que você irá explanar durante o seu discurso e não confie na sua experiência. Por mais que você tenha um amplo conhecimento sobre o assunto, ensaiar nunca é demais. Em casa, discurse encarando um espelho. Assim você irá notar a sua postura e pode falar o quão alto precisar, pois não terá ninguém por perto.

Uma vez memorizado o seu texto, treine com pequenos públicos, como familiares e amigos, que podem lhe dar um feedback de como você está indo e que certamente não vão rir da sua cara se você escorregar, sendo colaborativos.

A ajuda de um coach também pode colaborar com a quebra da insegurança. O treinamento Coaching é um serviço personalizado de atendimento individual ou voltado para pequenos grupos que tem como principal objetivo identificar e desenvolver competências.

LEIA TAMBÉM: COMO CONTROLAR A ANSIEDADE?

A partir de um diagnóstico e de um plano previamente elaborado, que visa atender às necessidades específicas do profissional, o especialista coach orienta, incentiva e acompanha a evolução e a transformação do participante. Assim, estimulando a autorreflexão, são dadas as condições necessárias para o desenvolvimento profissional.

Por fim, mantenha a calma e controle a sua respiração. O medo altera o ritmo respiratório, e é importante reverter este quadro para não sofrer consequências da falta de ar. Respirar fundo e devagar antes da apresentação também é fundamental para oxigenar o cérebro e aumentar o poder de concentração e dar uma pausa de uns dois segundos durante o seu discurso ajuda a manter a atenção da plateia e a realinhar seu raciocínio.

E fique tranquilo, vai dar tudo certo. ;)

Se você tem interesse em participar do treinamento ICT13 que acontecerá entre os dias 15, 16, 17 e 18 de novembro de 2018, clique aqui e reserve a sua vaga o quanto antes, pois elas são limitadas.

Grande Abraço

Eduardo Milioli

Inscreva-se em Nosso Canal e acesse nosso conteúdo VIP

#constelação #coach #treinamentocomportamental #eduardomilioli #ict #rapport #lideranca #mentespoderosas #pnl #sobrelider

56 visualizações

VOLTAR PARA O TOPO

Agendamentos

Escape Room Mentes Poderosas

Telefone: 48-999154848

Whatsapp Reservas: 48-999525568

Whatsapp Reservas: 48-999154848

End: Criciúma, Centro, Giassi Santa Barbará, 3º Piso, Henrique Lage 1251.