SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO: O QUE É?


Estudos apontam que a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) atinge aproximadamente 80% da população mundial. Ela é considerada uma patologia moderna decorrente da vida acelerada que a maioria das pessoas vêm tendo. A hiper construção de pensamentos, numa velocidade tão alta, acaba gerando estresse e desgasta o cérebro.

Ou seja, é o resultado do excesso de atividades e de estímulos sociais que somos submetidos diariamente e que impede o desenvolvimento das funções da inteligência, como refletir antes de reagir, expor e não impor ideias, exercer a resiliência, colocar-se no lugar do outro.

Esse problema tem sido mais comum nos dias atuais devido ao grande número de informações que o nosso cérebro precisa processar todos os dias. Pare e pense: o quanto de dado você recebe diariamente? São as redes sociais, o jornal, a TV, as relações pessoais no trabalho, os compromissos em casa e no trabalho e até um blog, como este que você está lendo, é informação.

A modernidade alterou o ritmo de construção dos pensamentos e isso gerou sérias consequências para nossa saúde mental. Nós adoecemos coletivamente.

LEIA TAMBÉM: COMO CONTROLAR A ANSIEDADE?

E como desacelerar?

Você precisa ser seletivo. Todas as informações são realmente necessárias? Em todos os momentos há a necessidade de estar conectada em todas as mídias possíveis? Recuperar alguns hábitos simples, de preferência longe do celular ou do computador, pode ser uma atitude inicial para começar a se livrar do SPA.

Vale caminhar, ler um livro novo, aprender a cozinhar ou até mesmo fazer uma horta vertical para colocar na sacada do seu apartamento. O objetivo é se distrair com atividades que possua mais contato com pessoas e menos com a tecnologia.

A internet trouxe grandes ganhos, mas contatos superficiais. Ela favorece a comunicação a distância, porém tem restringido o contato presencial e a interação com atividades que promovem a saúde emocional, como conversa entre amigos, atividades sociais e contato ao ar livre e convivência com os diferentes. Pais e filhos não cruzam suas histórias, raramente trocam experiências de vida. É preciso uma desintoxicação digital.

Diminuir o ritmo também pode ajudar você. Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, por esse motivo, acabamos criando o hábito de querer mostrar pró-atividade para surpreender o chefe. Então, começamos a solucionar os problemas em alta velocidade para “mostrar serviço”.

Deixe de ser escravo do sucesso. Lógico que precisamos nos esforçar para atingir nossos objetivos de vida, mas tudo na vida em excesso é prejudicial. Entenda que a vida é cíclica e que nem todo sucesso é para sempre e nem todo fracasso durará eternamente. Tenha calma e faça o que for capaz. Em seus dias de folga, fique longe de e-mails e telefones da empresa, aproveite o tempo para curtir sua família ou fazer atividades diferentes.

Tudo isso possibilita que a mente se distraia de si mesma e não corra o risco de se consumir. Esse desvio de foco mental auxilia na suavização dos pensamentos e em sua desaceleração, permitindo que o indivíduo assuma uma postura mais tranquila.

Ah, e você sabia que um coach pode ajudar você no tratamento da Síndrome do Pensamento Acelerado? Fale com a gente! LEIA TAMBÉM: O MAL DO SÉCULO: A ZONA DE CONFORTO

Grande Abraço

Eduardo Milioli

Inscreva-se em Nosso Canal e acesse nosso conteúdo VIP

#constelação #coach #treinamentocomportamental #eduardomilioli #ict #rapport #lideranca #mentespoderosas #pnl #sobrelider

23 visualizações

VOLTAR PARA O TOPO

Agendamentos

Escape Room Mentes Poderosas

Telefone: 48-999154848

Whatsapp Reservas: 48-999525568

Whatsapp Reservas: 48-999154848

End: Criciúma, Centro, Giassi Santa Barbará, 3º Piso, Henrique Lage 1251.