6 mitos sobre ser um líder


Muitas vezes estamos tão obcecados sobre tornarmos líderes, que acabamos consumindo vários conteúdos como: livros, series, áudio-livros, palestras, enfim, vários materiais sobre liderança e como tornar-se um líder de sucesso.

O problema é que muitas vezes, nos tornamos míopes em relação a isso e acabamos acatando e tornando os fatos uma verdade indiscutível. Mas, acredite, algumas coisas que você lê ou escuta por aí não retratam mais a realidade sobre liderança.

1. Todo líder já nasce líder;

Provavelmente você já ouviu a expressão: “aaah mas ela é uma líder nato”. Frase bem comum quando se trata de liderança. Mas, a verdade é que ninguém nasce um líder, ninguém nasce predisposto a influenciar. As características de um líder são adquiridas e aprendidas com o tempo.

2. É necessário ocupar um alto cargo para ser um líder;

Diferente do que muita gente pensa, a liderança não tem nada a ver com cargos dentro de uma empresa. Ela pode acontecer em todos os níveis dentro de uma organização, visto que é um processo de influência.

Qualquer pessoa que possui habilidades como: impulsionar a performance dos demais, auxiliar no crescimento e no futuro da empresa e até mesmo promover o engajamento da equipe, pode ser considerado um grande líder.

Lembre-se sempre: o chefe que é respeitado por obediência, e não por influência, na verdade não é um líder.

3. O líder é uma pessoa extrovertida;

Jamais confunda ser líder com ser carismático. Muitos líderes são tímidos e introvertidos, e isso não significa que eles são menos atentos aos detalhes que um líder precisa se atentar.

Na verdade, o que mais interessa é a sua profundidade técnica, isso é um fator que diferenciará um líder de um animador de plateia. Mas, isso não quer dizer que os mais falantes não possam ser bons líderes, tudo dependerá do conteúdo.

4. Para ser líder a pessoa precisa saber “falar bem”;

Mais importante que saber falar, é saber ouvir. A liderança é um processo de conexão que vai muito além da relação formal. Logo, é certo afirmar que o bom líder precisa conhecer as necessidades das pessoas com quem ele tem contato.

5. Elogiar em público e corrigir em particular é uma das tarefas do líder;

Muitas vezes o ato de corrigir em público pode gerar conflitos, entretanto algumas vezes precisa ser feito, porém com cautela. O feedback positivo em público pode, às vezes, cruzar a fronteira da "bajulação". Da mesma forma, em determinadas situações, o erro de uma pessoa deve ser exposto ao grupo para gerar aprendizado.

6. Existe uma receita para a liderança efetiva;

Estudar diversos livros, participar de grupos sobre liderança, assistir inúmeras palestras... nada disso será tão eficaz no processo de tornar-se um grande líder se você não conhece o seu “time”. Para realmente exercer o poder de influência sobre as pessoas, você precisa antes de tudo, conhece-las.

Se você pretende se conhecer melhor e começar a preparar a sua mente para a realização de coisas MUITO MAIORES em sua vida. Estamos com vagas abertas para o ICT 13 que acontecerá nos 15,16, 17 e 18 de junho de 2018.

Para saber mais sobre esse treinamento clique aqui.

Grande Abraço

Eduardo Milioli

Inscreva-se em Nosso Canal e acesse nosso conteúdo VIP

#sobrelider #pnl #lideranca #mentespoderosas #ict #eduardomilioli #treinamentocomportamental #rapport #coach #constelação

62 visualizações

VOLTAR PARA O TOPO

Agendamentos

Escape Room Mentes Poderosas

Telefone: 48-999154848

Whatsapp Reservas: 48-999525568

Whatsapp Reservas: 48-999154848

End: Criciúma, Centro, Giassi Santa Barbará, 3º Piso, Henrique Lage 1251.