Como se reinventar na vida profissional


Você imaginara que há onze anos atrás nós usaríamos o celular para se conectar com pessoas do mundo inteiro, da mesma forma que fazíamos pelo computador? Uma coisa eu posso afirmar: quando falamos em novas tecnologias, temos certeza que grandes mudanças então por vir.

Seguindo este contexto, reinventar-se é muito mais que uma tendência para os próximos anos, é uma necessidade essencial para manter-se competitivo no mercado de trabalho.

As transformações estão cada vez em ritmo mais acelerado e o mais desafiador é realmente acompanhar essas mudanças. Isso quer dizer que, quando estamos abertos às mudanças, a gente passa a produzir mais, pois nossos olhos se abrem para o novo.

Algo que me inspira muito é ver pessoas chegando aos seus 60 anos com essa mente voltado a inovação, isso me dá um gás enorme. E para que isso ocorra, é necessário falarmos de 4 mindsets que permitem essa transformação.

1 – Permita-se a destruir o que já funcionou no passado:

Você sabe qual a estratégia de negócio mais adotada por empresas no mundo inteiro? É se empenhar para agir de forma moderada e ter resultados previsíveis. E quando essa estratégia funcionar, continuar escalando e repetindo esse processo.

Acredite, esse tipo de estratégia pode tapar os seus olhos para o que vem por aí. Isto aconteceu com a Kodak em 1976, quando o cientista Steve Sasson produziu um relatório onde apresentava inovações como o cartão de memória, transmissões de imagens, armazenamento...

A Kodak poderia ver isto de um jeito positivo e ter transformado o mercado da fotografia, e o que ela fez foi ignorar os estudos de Steve, pois acreditou que seu modelo previsível estava dando certo.

O resultado: a Kodak se preocupou apenas com a qualidade da imagem, e não abriu seus olhos para o novo, isso resultou em falência em 2012.

2 – Curiosidade:

Manter-se curioso irá te apontar novos caminhos e te trazer novas possibilidades e perspectivas para a resolução de problemas e até mesmo no auxílio na criação de novas ideias.

A curiosidade é quem nos faz testar coisas novas, é um contraceptivo ideal contra as repetições que nos mantém no status quo. Estado este que pode te tirar e tirar a sua empresa do mercado, assim como a Kodak.

Lembre-se sempre: as pessoas mais incríveis do mundo são as que se reinventaram ao longo da vida.

3 – Comece sua transformação de dentro para fora:

As transformações mais poderosas começam de dentro, independente se estamos falando da sua vida pessoal ou profissional. Por esse motivo é interessante que você se autoconheça e a partir daí, comece a dividir suas opiniões com as pessoas mais próximas.

Quanto você exterioriza o que pensa sobre determinados assuntos e o que você sente em relação a isto, mesmo que as pessoas não concordem, elas passarão a estabelecer uma conexão diferente com você.

E no fim, não importará quem esta certo ou errado, pois independente disso, vocês estarão se comunicando de forma mais íntegra. É nesse olhar “para dentro” que encontramos a direção em relação às mudanças que queremos fazer nas nossas vidas e no mundo.

4 – O caos cria oportunidades:

Por fim, vale dizer que tudo isso se torna ainda mais necessário quando as coisas começam a dar errado. Em contrapartida, isso se torna ainda mais fácil.

Te explico: quando nossa estabilidade é ameaçada, seja por mudanças internas ou externas, naturalmente e instintivamente, o mindset de proteger o que tem funcionado não é mais uma opção.

Quando estamos no caos, temos mais disposição para destruir tudo o que não funciona ou funcionou no passado, a gente começa a ouvir mais a intuição, a investigar as causas dos problemas e acabamos seguindo a nossa curiosidade.

Exemplo: a Apple demitiu Steve Jobs em um momento grandioso em sua história, e ela só readmitiu quando precisou desesperadamente se reinventar. Steve Jobs voltou com tanta disposição e liberdade para expressar sua criatividade que acabou transformando a Apple em um negócio ainda mais GIGANTE.

Pense nisso.

Se você tem interesse em participar do treinamento ICT13 que acontecerá entre os dias 15, 16, 17 e 18 de novembro de 2018, clique aqui e reserve a sua vaga o quanto antes, pois elas são limitadas.

Grande Abraço

Eduardo Milioli

Inscreva-se em Nosso Canal e acesse nosso conteúdo VIP

#treinamentocomportamental #eduardomilioli #ict #lideranca #mentespoderosas #pnl #sobrelider #rapport #coach #constelação

53 visualizações

VOLTAR PARA O TOPO

Agendamentos

Escape Room Mentes Poderosas

Telefone: 48-999154848

Whatsapp Reservas: 48-999525568

Whatsapp Reservas: 48-999154848

End: Criciúma, Centro, Giassi Santa Barbará, 3º Piso, Henrique Lage 1251.