Saiba como lidar com medo do fracasso


Tomar uma decisão importante, falar com o chefe, opinar, sugerir mudanças, pedir aumento salarial, começar um novo projeto, inovar. O medo do fracasso, é na verdade um sistema de defesa que muitas vezes não permite que tomemos decisões ruins.

Se você também tem medo do fracasso, esse texto é para você. Nele vou te passar dicas infalíveis para vencê-lo. Vamos nessa?

Fracassar é uma palavra que faz parte da vida da maioria das pessoas, inclusive da minha. Quando falamos da vida profissional, essa questão se torna ainda mais decorrente.

No geral, o medo do fracasso consiste em vários outros medos:

  • Medo do que nossas ações no presente ocasionarão no futuro;

  • Medo de que no futuro as coisas deem errado;

  • Medo das incertezas da vida;

  • Medo do NÃO.

Não é fácil para qualquer pessoa, abandonar seu emprego fixo e certo para começar um empreendimento ou então iniciar um novo emprego, por exemplo.

É normal que nesses casos sintamos medo do fracasso. Medo de perder dinheiro, medo de ser criticado pela família, amigos e colegas de trabalho. Percebeu que nossos maiores medos estão sempre relacionados ao que os outros vão pensar sobre nossas ações?

O que devemos fazer com esse sentimento em relação ao fracasso?

É normal ter medo de fracassar quando desejamos abandonar uma carreira estável para investir em algo novo, por exemplo. Afinal isso significa mexer na renda familiar, significa mudar totalmente a vida para fazer algo que pode dar errado.

E se realmente der errado? Olha o medo de fracassar outra vez! Calma, chegou a hora de ter ajudar a lidar com esse sentimento.

Abaixo 5 passos simples para lidar com o medo do fracasso:

1º Passo:

A primeira coisa que devemos fazer para vencer o medo de fracassar é entender que o fracasso pode acontecer a qualquer momento e com qualquer pessoa.

Mesmo seu chefe atual pode tomar uma decisão equivocada que venha levá-lo a fracassar. Aceitar que isso é algo natural para quem inova é libertador, pois é a partir daí que paramos para pensar no que fazer caso isso aconteça. É o famoso plano B. O plano que todos nós devemos ter.

2º Passo:

Encontre um mentor, uma pessoa que também já passou por isso, para recorrer quando tiver dúvidas de como se portar frente a uma situação desconfortável. É importante ter alguém com mais experiência e que já fracassou algumas vezes para pedir conselhos.

Encontre também seus protetores. Pode ser um amigo, alguém da família ou sua (seu) companheira (o). Pessoas que sempre estarão ao seu lado, inclusive se você realmente fracassar.

3º Passo:

Depois de definir o plano B, sem dúvida, você ficará mais seguro para continuar. O terceiro passo é abrir sua mente para aprender com os erros, já que os mesmos são inevitáveis.

A dica é não ficar reclamando e chorando quando errar em algo. Um líder de sucesso procura soluções. Aprenda com seus erros, tome tudo como experiência. Isso significa se aperfeiçoar.

4º Passo:

Planeje-se antes de qualquer coisa. E depois de tudo planejado, coloque em ação. Nessa etapa, meu conselho para você é: trabalhe incansavelmente. Essa é a chave para o sucesso.

5º Passo:

Se você se saiu vitorioso, COMEMORE!

Caso tenha que encarar o medo do fracasso, não tenha medo de voltar ao começo e fazer tudo outra vez. No entanto, dessa vez corrija os erros anteriores. As chances de se deparar com o fracasso novamente são bem menores.

Esse foram nossos 5 passos que vão te ajudar a lidar com o medo do fracasso. Agora é colocar tudo em prática!

Se você busca por respostas e soluções para acabar de vez com o medo de fracassar e começar a ter resultados NUNCA IMAGINADOS ANTES, se inscreva em nossos treinamentos, marque uma reunião presencial comigo e vamos trabalhar para que você se torne um líder de sucesso.

Grande Abraço,

Eduardo Milioli

#constelação #coach #treinamentocomportamental #eduardomilioli #ict #rapport #lideranca #mentespoderosas #pnl #sobrelider

57 visualizações

VOLTAR PARA O TOPO

Agendamentos

Escape Room Mentes Poderosas

Telefone: 48-999154848

Whatsapp Reservas: 48-999525568

Whatsapp Reservas: 48-999154848

End: Criciúma, Centro, Giassi Santa Barbará, 3º Piso, Henrique Lage 1251.